Emergency Pediatric Care (EPC)
Recentemente chegou ao Brasil o curso “Emergency Pediatric Care” (EPC) da NAEMT. Engana-se quem acredita que este é apenas um concorrente ao PALS, pois o curso não inclui apenas o tema de Arritmias e PCR, mas tantos outros comuns das rotinas dos diversos serviços de saúde por todo o mundo.
O EPC também é um curso de imersão, dura 2 dias e contempla um livro em sua atual 4ª edição (que está sendo traduzida enquanto escrevo este artigo). No Brasil estão acontecendo hoje algumas turmas de EPC na terceira edição, mas geralmente entre núcleos tradicionais da NAEMT, com objetivo também de formar os próximos instrutores nacionais.
O curso Emergency Pediatric Care (EPC) trata de conceitos da fisiologia pediátrica, doenças, lesões e intervenções para ajudar os profissionais de saúde a fornecer o melhor tratamento para crianças doentes e feridas. O curso enfatiza as habilidades de pensamento crítico para ajudar os profissionais a tomar as melhores decisões para seus jovens pacientes.
Os tópicos abordados incluem:
- A fisiopatologia dos problemas críticos mais comuns de emergência pediátrica e as habilidades de pensamento crítico para ajudar os profissionais a tomarem as melhores decisões para seus pacientes.
- Aplicação do Triângulo de Avaliação Pediátrica (PAT), uma ferramenta para ajudar os profissionais de saúde a avaliar com rapidez e precisão os pacientes pediátricos.
- A importância do cuidado centrado na família.
- Compreender e se comunicar com as crianças.
- Manejo das vias aéreas, respiração e oxigenação.
- Emergências cardíacas.
- Reconhecer o abuso e a negligência infantil.
- Hipoperfusão e choque.
- Reanimação Neonatal.
O EPC é indicado para socorristas em geral, enfermeiros, médicos e acadêmicos de medicina e enfermagem.